Estratégias e recursos da aula
1ª momento:
- Com a ajuda de um fantoche , dedoche, boneco ou uma gravura do Saci-Pererê, apresentar a turma o personagem, destacando como é, o que faz e deixar que os alunos falem o que sabem sobre assunto.
Pedir que os alunos sentem em roda e colocar os dez sacizinhos no meio. A cada estrofe lida um cartão de 20 cm por 15 cm deve ser mostrado, indicando.
2ª momento:
- Ouvir e cantar com a turma a música. “O saci” do CD Pirlimpimpim.
3ª momento:
- Ler para a turma, a poesia “Dez sacizinhos” –Tatiana Belinky- Ed. Paulinas.
Eram dez os sacizinhos;
E nunca mais se moveu,
E sobraram nove.(Derrubar um saci.)
Eram 9 os sacizinhos;
Um comeu biscoito
O biscoito estava velho,
E sobraram oito. (Derrubar mais um saci.)
Eram 8 os sacizinhos;
Um foi de charrete,
A charrete embarcou,
E sobraram sete. (Derrubar outro saci.)
Eram 7 os sacizinhos;
Um foi contra as leis,
Então teve de fugir,
E sobraram seis. (Derrubar um saci.)
Eram 6 os sacizinhos;
Um colocou brinco,
Era um brinco enferrujado,
E sobraram cinco. (Mais um saci deve ser derrubado)
Eram 5 os sacizinhos;
Um foi ao teatro,
O teatro pegou fogo,
E sobraram quatro. (Derrubar outro saci.)
Eram 4 os sacizinhos;
Um foi pro xadrez,
Não conseguiu safar-se,
E sobraram três. (Derrubar outro saci.)
Eram 3 os sacizinhos;
Um comeu arroz,
O arroz era mofado,
E sobraram dois. (Outro saci deve ser derrubado.)
Eram 2 os sacizinhos;
Um ficou de jejum,
O jejum foi demasiado,
E sobrou só um. (Derrubar mais um saci.)
Sobrou só um sacizinho;
Comeu urucum,
Urucum não é comida,
E não sobrou nenhum. (O ultimo saci deve ser derrubado.)
|
O professor pergunta à turma: O que restou?
ZERO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário