TRABALHO DESENVOLVIDO COM OS CURSISTAS DO PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA( professores, alunos do Formação de docentes e acadêmicos de pedagogia 2012)
Conta uma lenda...
Um imperador chinês chamou um de seus melhores artistas e ordenou que saísse pelos seus domínios e retratasse as coisas mais belas que pudesse encontrar, levando apenas uma prancha quadrada.
* * *
Apesar da dificuldade proposta, lá foi o artista, China afora, para tentar cumpri-la. No caminho, ao atravessar um riacho, caiu, e a prancha quebrou em sete pedaços. Precisava reuni-las, e após muitas tentativas percebeu que, a cada uma delas, ao arrumar as peças, conseguia formar uma figura diferente.
* * *
Voltou rapidamente para mostrar aquela maravilha ao imperador, que ficou muito satisfeito com a possibilidade de retratar todas as coisas, usando apenas aquelas sete peças...
Assim é o Tangram, um quebra-cabeças formado por sete peças com formas geométricas bem conhecidas. Sua idade e inventor são desconhecidos.
Os chineses o conhecem por "Tch'i Tch'iao Pan", ou sete tábuas da habilidade. Enquanto a maioria dos quebra-cabeças são compostos por um grande número de peças, com formas complicadas e arrumadas em um único caminho, o Tangram, com apenas sete peças, permite uma extraordinária variedade de caminhos para compor as figuras.
PARABÉNS PELA PARTICIPAÇÃO !!! Bjos carinhosos da professora Adriana
Estas fotos são de alguns cursistas do Pró-Letramento de Matemática!!!
Conta a lenda que um jovem
Nenhum comentário:
Postar um comentário